Ubuntu 10.10 1) O que é Ubuntu?
2) Por Que usar?
3) Mitos e verdades
4) Download (direto do site oficial)
5) Como Instalar
6) Créditos e agradecimentos
1) O que é Ubuntu?Ubuntu é um sistema operacional de código aberto construído em volta do núcleo GNU/Linux baseado no Debian, sendo o sistema operacional de código aberto mais popular do mundo. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Jane Silber).
2) Por Que Usar?O Ubuntu é um software livre, você não paga nada e tem assistência. O sistema Linux foi o primeiro a usar um sistema de 64 bits, tendo assim chance de crescer cada vez mais (levando em conte que o futuro é 64 bits
). Ainda para ter assistência ou ajuda, não é preciso entrar em contato com a Canonical, existem diversos fóruns sobre linux, aonde sempre existem pessoas para te ajudar
(eu mesmo já utilizei desses fóruns e sempre consegui achar uma resposta fácil e rápida para o meu problema).
3) Mitos e verdadesExistem pessoas que falam que linux não tem programas, não tem drivers, é difícil de mexer. Porem a verdade é a seguinte, o Ubuntu é super fácil de mexer, praticamente todo se pode fazer na interface gráfica, Existem milhares de programas para Linux, nos repositórios oficiais do Ubuntu tem mais de 20 mil pacotes (inclusive drivers de diversos tipos de hardware)
. O Linux é rápido? A resposta é sim, eu mesmo já fiz o teste comparando o WinXP, Win7, e o Ubuntu 10.10, com poucos programas instalados em todos (muitos falam que Linux é devagar, porem estas pessoas instalam vários programas no Linux e nenhum no Windows, ai a diferença fica grande) ,Para mim (e muitos outros usuários há somente um contra
, a falta de jogos para Linux, porém no futuro, a Steam migrara também para Linux, fazendo com que mais desenvolvedores de jogos, programem também para Linux
.
4) Download (Direto do site Oficial)1º passo: entre no seguinte site: Download Ubuntu Desktop Edition
2º passo: escolha a versão de sua preferência e clique em Start Download.
3º passo: pronto, seu download está sendo feito no melhor mirror disponível.
5) Como instalarVocê tem 4 opções:
1. Instala em uma partição do HD (como faz com Windows).
2. Instalar pela WUBI (como se fosse um programa do Windows, você poderá escolher qual SO você quer iniciar, como tivesse instalado em outra partição).
3. Instalar uma máquina virtual, emular a imagem, e instala o Ubuntu em uma MV.
4. Esse modo você não instala nada, apenas de boot pelo CD, escolha Português Brasil e coloque experimente agora (Este modo é bem lento).
6) CréditosPelo Ubuntu: Todos os créditos atualmente a Canonical.
Pela evolução do Ubuntu: A todos os Usuários do Ubuntu.
Pelo tópico: GuiNoya (eu)
Agradeço as todas as comunidades sobre linux, principalmente o Viva o Linux e o Ubuntu Fórum BR